Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos neste curso!


sábado, 27 de junho de 2015

Como fazer sabonete com Aloe Vera

A Aloe Vera é uma planta popularmente conhecida como Babosa, e segundo relatos e pesquisas já é utilizada pelo homem a mais de 5 mil anos por seus efeitos como planta medicinal e no uso como cosmético.
O Aloe Vera é tão famosa porque possui ação analgésica, antiinflamatória, hidratante, emoliente, protege a pele, cicatrizante, entre muitas outras funções.
No caso da fórmula abaixo de sabonete com Aloe Vera, o sabonete tem ação emoliente, hidratante, suavizante , confere maciez e deixa um frescor na pele muito bom.
Você pode fazer uso do sabonete com Aloe Vera no banho ou quem sabe deixar na pia do banheiro para lavar as mãos. 

Segue a receita:
3,42 kg de Água deionizada
1,1 kg de Lauril éter sulfato de sódio
150 gramas de Cocoamido Propil Betaína
150 gramas de Amida 90
Quantidade suficiente de Ácido Citrico
5 gramas de Koralone LA
150 gramas de Extrato glicólico de Aloe Vera (Babosa)
Quantidade suficiente de corante para cosméticos de sua preferência
Quantidade suficiente de Essência para cosméticos de sua preferência
Quantidade suficiente de Cloreto de sódio




Técnica de preparo do sabonete
1- Higienize bem um balde plástico e coloque toda a água da fórmula.
2- Misture de forma moderada para não fazer muita espuma o Lauril e o Cocoamido propil betaína.
3- Adicione a seguir também agitando a Amida 90, agite de forma moderada, mas a Amida dá um pouquinho mais de trabalho para homogeneizar, então agite até homogeneizar bem.
4- Dissolva um pouquinho de ácido citrico em um pouquinho de água deionizada e com uma fita de medir pH verifique o pH do sabonete e se necessário acerte o pH com esta solução de ácido citrico, vá adicionando bem devagarzinho aos poucos sob agitação e vá verificando o pH, quando atingir o pH de 6,0 à 6,5 pare de adicionar o ácido citrico.
5- Continuando com a agitação moderada adicione o Koralone e o Extrato glicólico de Aloe Vera (Babosa).
6- Agora sob agitação adicione a essência de sua escolha bem devagar até conseguir o perfume preferido.
7- É hora de dar uma coloração ao sabonete, então adicione sob agitação e bem aos poucos o corante até atingir a coloração desejada.
8- Dissolva um pouco de cloreto de sódio em pouco de água deionizada e aos poucos bem devagar vá adicionando ao sabonete até atingir a viscosidade desejada, ou seja engrossar um pouco. (Não exagere no cloreto de sódio pois em excesso ao invés de engrossar o sabonete ele vai afinar e o produto vai desandar).
9- Continue agitando por um tempo até homogeneizar completamento todas as matérias primas do sabonete com aloe vera (babosa).
10- Envase em frascos plásticos próprios para sabonete (aguarde um pouco antes de envasar para baixar a espuma do sabonete de aloe vera).



Compartilhar nas redes sociais:

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Como diminuir marcas causadas por acne

Bem com certeza ninguém gosta daquelas marquinhas (cicatrizes) deixadas pela acne, existem produtos no mercado que ajudam a diminuir estas marquinhas, mas se você quiser fazer uma economia e estas marcas te incomodam, então veja esta postagem com produtos naturais que vão ajudar nesta difícil missão, os ingredientes desta pasta vão ajudar a clarear sua pele, torná-la menos áspera, mais suave, vai ajudar limpar os poros, remover manhas e diminuir as marcas deixadas pela acne, segue a receita natural:

Você vai precisar de:


4 colheres (chá) e suco de limão (clareia e ajuda  a eliminar as marcas ou cicatrizes da acne, também remove celulas mortas ajudando a rejuvenescer nossa pele)
3 colheres (chá) de iogurte natural (limpa os poros e remove manchas, elimina a pele morta e também ajuda no rejuvenescimento, limpa, hidrata e renova a pele).
4 colheres (sopa) de mel (suaviza a pele e renova a pele)
1 ovo

Como preparar a pasta para diminuir marcas deixadas pela acne
- Em uma vasilha bem limpa, adicione todos os ingredientes e misture bem até homogeizar completamente.

Como usar o produto caseiro
- Lave o rosto e enxugue, depois aplique a pasta no rosto e deixe agir por 20 minutos, após este período enxágue o rosto com água morna.



Compartilhar nas redes sociais:

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Como fazer Desinfetante com Base DF 1x50

Acho que todos gostariam de fazer seu próprio desinfetante, mas infelizmente a maioria das pessoas tem medo ou acham difícil e que não vão conseguir, acham complicado demais.
Aqui no blog costumamos ajudar todos gratuitamente a aprenderem fazer muitas fórmulas de como fazer cosméticos, de como fazer produtos de limpeza, de como fazer produtos automotivos, de como fazer produtos para pet-shop, de como fazer produtos caseiros e por ai vai. Mas, agora resolvemos postar uma fórmula muito simples e eficaz para você mesma dona de casa ou curioso fazer em sua casa um desinfetante com base. Se você seguir o procedimento correto vai perceber que é um ótimo desinfetante com um rendimento muito bom e uma boa qualidade, basta você comprar a base correta e colocar a mão na massa, vamos ver do que precisamos:

Receita para produzir 50 litros de desinfetante com base
50 litros de água
1 litro de base para desinfetante (base DF 1x50)
60 ml de Essência para desinfetante
Quantidade suficiente de Corante base água

Como preparar o desinfetante DF 1x50 litros


- Sempre use utensílios limpos e materias primas de qualidade, pegue uma bomba de boca larga com capacidade para 50 litros ou mais e coloque a água da fórmula.
- Agora, usando uma luva descartável, coloque na água bem devagar a base DF 1x50 e vá mexendo bastante até dissolver completamente a base na água.
- Quando a mistura estiver bem homogênea você deve adicionar a essência e misturar bem.
- Com cuidado e bem aos poucos vá adicionando o corante até você perceber que a coloração está do seu agrado, novamente misture bem.
- Bem, para terminar, seria bom dar uma última homogeneizada no desinfetante com base DF 1x50.
- Há, espere um pouco e despeje com um funil o desinfetante em embalagens plásticas próprias para desinfetante ou galões ou garrafas plásticas.



Compartilhar nas redes sociais:

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Sabonete em gel transparente com Glitter - Passo a passo

Um sabonete muito bonito e apresentável, se você seguir as orientações abaixo vai conseguir um produto além de bonito, também ótimo para você usar ou dar de presente para quem você gosta. O Glitter deixa o sabonete com um brilho maravilhoso e é muito apropriado para presentear a pessoa amada, segue a receita:

Para fazer 2 litros de sabonete gel você precisará:
1980 ml de Base para sabonete líquido gel transparente
20 ml de Essência para sabonete 
3 tampas de Glitter Cosmético

Modo de preparo do sabonete com glitter


1- Em um recipiente limpo e higienizado adicione a base para sabonete liquido gel transparente e misture a essência para cosméticos de sua preferência, misture bem.
2- Agora, adicione o Glitter e misture de forma moderada para não formar bolhas de ar.
3- Deixe o sabonete com glitter descansar um pouquinho antes de envasar para evitar ficar com bolhas de ar.
3- Depois é só envasar em frasco tipo spray.


Compartilhar nas redes sociais:

sábado, 6 de junho de 2015

Dengue - Saiba tudo sobre esta doença!

Na verdade o que é a dengue e o que causa a doença?
- A dengue é uma doença viral, uma doença febril transimitida pelo mosquito Aedes aegypti,  costuma se desenvolver em áreas tropicais e subtropicais.
- Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo todo o mosquito infecta de 50 a 100 milhões de pessoas anualmente e cerca de 550 mil desses infectados acabam se hospitalizando, sendo que destes 20 mil acabam por morrer devido à dengue.

De onde surgiu o Aedes aegypti?
- O mosquito é de origem Egipcia, e de lá se espalhou pelo mundo, aqui no Brasil o primeiro caso da doença aconteceu em 1865 no Recife-PE, já no século XX, a dengue foi considerada eliminada do Brasil devido a um programa criado por Oswaldo Cruz para combater o mosquito. Mas ela acabou voltando com força total e sem interrupções desde os anos 1986, sendo que em 2013 ocorreu o maior surto de infecções com cerca de 2 milhões de casos, isso os casos que foram notificados, possivelmente ocorreram mais casos sem serem notificados.
- Segundo o (OMS), hoje existem 4 tipos de dengue circulando no Brasil: DEN-1,  DEN-2, DEN-3, DEN-4, porém os 4 tipos de Dengue causam os mesmos sintomas.
A pessoa quando é infectada por um tipo de vírus causador da dengue, ela cria anticorpos contra àquele tipo de dengue e estará imunizada contra esse tipo de dengue, porém ela ainda pode contrair os outros 3 tipos da doença.

Qual mosquito tem a capacidade de picar, a fêmea ou o macho?
- A fêmea do mosquito Aedes aegypti, ela  é o mosquito que tem a capacidade de picar, elas precisam de sangue para a produação dos ovos e se o mosquito estiver infectivo então ele poderá transmitir a doença.

Ciclo da dengue:
- A fêmea do mosquito procura um local com água parada para depositar seus ovos, quando os ovos eclodem, liberam sua larvas que vão permanecer na água por aproximadamente uma semana, após esse período as larvas se transformam em mosquitos adultos e estão aptos para picar as pessoas.
- Esse mosquito tem uma expectativa de vida de 45 dias e quando pica uma pessoa os primeiros sintomas vão começar a aparecer entre 3 a 15 doenças.
Algo interessante e preocupante é que mesmo em condições secas os ovos podem resistir até um ano esperando condições propícias para liberarem as larvas.

Quais os principais sintomas da dengue clássica?
A Dengue clássica é muitas vezes confundida com a gripe e é mais leve e menos perigosa que a Dengue hemorrágica, entre os sintomas dessa dengue, estão:
- Febre alta 
- Dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Perda do apetite e do paladar
- Manchas pelo corpo, principalmente no tórax e braços
- Náuseas e vômitos
- Tontura
- Cansaço
- Dor e moleza no corpo
- Dor nos ossos e articulações
- Dor abdominal especialmente nas crianças

Quais os principais sintomas da dengue hemorrágica?
A Dengue hemorrágica tem quase os mesmos sintomas da Dengue clássica, porém a grande diferença é que após o terceiro ou quarto dia de infecção a febre acaba por diminuir, começando a aparecer hemorragias em vasos e nos órgãos internos, os sintomas que devemos estar atentos incluem:
- Dores abdominais fortes
- Vômitos
- Pele pálida, fria e úmida
- Sangramento pelo nariz, boca e gengiva
- Manchas vermelhas na pele
- Variação de comportamento entre a sonolência e agitação
- Confusão mental
- Sede excessiva e boca seca
- Dificuldades para respirar
- Queda da pressão arterial

Síndrome do choque da dengue:
- Isso pode  ocorrer quando a pessoa é infectada pela segunda ou terceira vez pela dengue e é acompanhada de uma queda grande da pressão arterial acompanhada de inquietação, perda da consciência e palidez.
Se uma pessoa com síndrome de choque da dengue não receber tratamento imediato e correto pode ser levado à morte

O que fazer se surgirem esses sintomas:
- Bem, seria correto procurar imediatamente um médico para fazer o diagnóstico correto e orientações adequadas, os médicos com base nas suas informações determinarão a suspeita clínica, e farão um exame de sangue chamado sorologia que é capaz de determinar corretamente a infecção da dengue, esse exame deverá ficar pronto entre três e quatro dias. 

Tratamento da dengue:
- Quando há suspeita de dengue, o paciente deve evitar medicamentos que contenham na sua formulação o ácido acetilsalicilico pois esses medicamentos podem aumentar o risco de sangremento
Também não devem fazer uso de medicamentos como diclofenaco, piroxicam e diclofenaco que também podem causar sangramentos.
Será muito importante tamar bastante líquido para não desidratar e procurar orientação médica.

Prevenir é a melhor opção:
- O mosquito Aedes aegypti vai colocar seus ovos em água parada, suas larvas nascem ali, portanto fica claro que devemos evitar o àcumulo de água parada em todos os locais, no nosso quintal e também no quintal do vizinho, porque o mosquito não respeita muros, conversar com o vizinho se observar que no seu quintal tem possíveis criadouros para o mosquito da dengue seria o ideal, mas se ele não der ouvidos, então devemos denunciar.
Veja o que podemos fazer para eliminar os criadouros e focos de mosquito da dengue:
- Evite guardar pneus em locais abertos que podem armazenar água da chuva ou água parada
- Vire garrafas e latas com a boca para baixo
- Lave as vasilhas de água dos animais de estimação
- Tampe caixas de água e cisternas
- Coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas
- Limpe as calhas regularmente
- Use inseticidas e larvicidas
- Coloque telinhas nas janelas
- Coloque mosquiteiros nos berços 
- Coloque água sanitária nos ralos
- Use repelentes, principalmente se for viajar ou pescar.



Conclusões e recomendações:
- A dengue é uma doença que precisa tomar muito cuidado, pois ela pode evoluir rapidamente de uma forma clássica (leve) para hemorrágica e chegar a sindrome do choque da dengue, podendo levar à morte.
- Procurar orientação e ajuda médica logo no começo dos sintomas é muito importante para o o controle da doença.
- Portanto o combate aos focos do mosquito é a maneira mais efetiva para prevenir e combater o avanço da doença e epidemias.

Compartilhar nas redes sociais:

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Receita de Pinho Gel

Uma fórmula muito requisitada e pedida aqui no nosso blog é o famoso Gel de Pinho, ou Pinho-Gel, então resolvemos postar aqui uma receita para fazer o pinho gel que é muito utilizado para a desinfecção de banheiros, pisos, azulejos, bacia sanitária, desinfecção geral.
O Pinho gel é um desinfetante devido ao Cloreto de Benzalcônio que atua como bactericida.
O produto é em gel porque contém como agente espessante o Hidroxietilcelulose, o formador do gel.
Também possui a essência de pinho que deixe um ótimo aroma nos ambientes.
Vamos à fórmula grátis do Pinho Gel:

Receita para fazer 100 kg de gel de pinho:
91,2 kg de Água deionizada
800 gramas de Hidroxietilcelulose
4 kg de Nonil Fenol Etoxilado 9,5
1 kg de Essência de Pinho
3 kg de Cloreto de Benzalcônio 50%
Quantidade suficiente de Corante (opcional)



Como preparar o Pinho Gel
- Adicione em um tanque com agitação 87,2 litros de Água deionizada e sob agitação adicione devagar o Hidroxietilcelulose, Mantenha a agitação por uns 40 minutos ou até obter a formação de um gel homogêneo. (reserve)
- Em uma bomba plástica adicione o Nonil, a Essência de pinho, o Cloreto de benzalcônio a 50% e misture bem até homogeneizar.
- Quando estiver homogeneizado, coloque junto na bomba 4 litros de Água deionizada e homogenize novamente.
- É hora de adicionar sob agitação a mistura da bomba no tanque que está o gel que está reservado.
- A hora de colocar o corante é esta, dilua em pouquinho de água deionizada e adicione ao gel aos poucos até conseguir a coloração desejada. (opcional)
- Já está quase terminando, agora é só agitar para homogeneizar todas as matérias primas do pinho gel.


Compartilhar nas redes sociais:

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Fazer produtos de limpeza para vender

Muitas das grandes Indústrias que fabricam produtos para limpeza começaram bem pequenas, do zero mesmo, alguns grandes empresários da áre...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Assine o Feed e receba Fórmulas por E-mail

Aprenda fazer cosméticos de qualidade!

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis