Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos neste curso!


quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Como fazer pomada cicatrizante e antimicótica

Bem vamos ensinar como fazer uma pomada cicatrizante e antimicótica muito boa e fácil de fazer, em sua fórmula ela possui um agente cicatrizante que é a Alantoina, o antimicótico é o Cetoconazol, o EDTA é o antioxidante, o Propilenoglicol é o solubilizante e a Pomada base é o veículo.
A pomada cicatrizante e antimicótica não deve ser utilizada por mulheres grávidas.
Deve-se aplicar uma fina camada da pomada sobre a área afetada da pele, não aplique na região dos olhos.
Passada todas as propriedades da pomada, vamos à receita:

Para fazer 30 gramas de Pomada Cicatrizante e Antimicótica você vai precisar de:
1,5 gramas de Propilenoglicol
0,03 gramas de EDTA
26,97 gramas de Pomada base
0,9 gramas de Alantoina
0,6 gramas de Cetoconazol

Técnica de preparo da Pomada


1- Em um bequer adicionar o Propilenoglicol e adicionar o EDTA mexendo até total solubilização.
2- Em outro bequer adicionar a Pomada base e adicionar a Alantoina e homogeneizar bem, adicionar junto também o Cetoconazol e homogeneizar bem.
3- Adicionar a mistura de Propilenoglicol com o EDTA na outra mistura e mexer até total homogeneização de todas as matérias-primas da pomada cicatrizante e antimicótica.
4- Embalar em potinhos com tampa e rotular com data de fabricação e nome da pomada.

 Para aprender fazer pomada Minancora, Clique aqui!


Compartilhar nas redes sociais:

sábado, 26 de setembro de 2015

Como fazer Sabonete gel hidratante

Bem pessoal visitante do blog Fórmulas Grátis, hoje postamos aqui um Sabonete Gel hidratante que possui em sua formulação agentes de limpeza como o Lauril eter sulfato de sódio e a Amida 90, também possui ativos hidratantes como o Exttrato glicólico de Algas Marinhas e o Extrato Glicólico de Aveia. Os conservantes são o Nipagim e o Nipazol e atuando como Solubilizante dos pós temos a Glicerina além de também ter função hidratante e emoliente. Para dar consistência ao sabonete gel hidratante a sua fórmula utiliza o Natrozol e para acertar o pH utilizamos o Ácido Cítrico.
Uma fórmula muito boa com um bom poder de limpeza e hidratação para sua pele.
Vamos à fórmula de como fazer o Sabonete em Gel Hidratante.

Matérias-primas para fazer 1kg  de Sabonete gel hidratante

Fase A
200 gramas de Lauril eter sulfato de sódio
30 gramas de Amida 90
30 gramas de Extrato Glicólico de Algas Marinhas
30 gramas de Extrato Glicólico de Aveia

Fase B
2 gramas de Nipagim
1 grama de Nipazol
30 gramas de Glicerina

Fase C
7 gramas de Natrosol
670 gramas de Água deionizada

Fase D
Quantidade suficiente de Corante de sua escolha
Quantidade suficiente de Essência para cosméticos de sua escolha

Fase E
Quantidade suficiente de Solução de Ácido Cítrico

Procedimento para manipulação do Sabonete gel hidratante
1- Em um recipiente limpo adicionar a Fase A, ou seja, o Lauril eter sulfato de sódio e sob agitação moderada para não fazer muita espuma adicionar a Amida 90, o Extrato glicólico de Algas Marinhas e o Extrato glicólico de Aveia, agitar a cada adição (reservar).
2- Separado em outro recipiente adicionar a Fase B, ou seja, adicionar a  Glicerina e sob agitação adicionar o Nipagim e o Nipazol, levar ao aquecimento até total dissolução dos pós. (reservar)
3- Separado também em outro recipiente adicionar o Natrosol e a Água deionizada, homogeneizar e sob agitação lenta verter essa mistura na mistura da Fase A, e aquecer até os 60°C.
4- Agora verta a mistura da Fase B sobre a mistura anterior e homogenize.
5- Deixe a temperatura baixar para 40°C e adicione a Fase D, ou seja adicione sob agitação moderada a Essência até conseguir o perfume desejado e adicione o Corante até atingir a coloração desejada. Não exagere na essência e no corante, vá adicionando bem devagar.
6 - Agora é hora de corrigir o pH com a Solução de Ácido Cítrico, vá adicionando devagar e conferindo o pH com uma fita de medir pH. Quando atingir o pH de 6,0 pare de adicionar o Ácido Cítrico.
7- Envase o sabonete em embalagem apropriada e identifique como Sabonete gel hidratante, não esqueça de colocar a data em que você produziu o cosmético.

Compartilhar nas redes sociais:

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Como fazer liquido repelente de xixi

Muita gente que tem seu bichinho de estimação, como seu cachorro tem muita dificuldade para fazer o peludo fazer xixi no lugar certo, ou melhor não fazer xixi no lugar errado. Quando o cachorro é teimoso fica pior ainda, ele faz xixi no lugar errado e você explica para ele que ali não é o lugar para fazer xixi, ele faz de novo, você fica bravo, grita e nada. Parece que ai é que ele gosta, parece que por pirraça agora ele só faz xixi ali. Mas, para ajudar todos nessa situação, abaixo nós postamos uma solução caseira que vai ajudar fazer seu cachorro deixar de fazer xixi em determinado local. Veja abaixo a dica de um liquido repelente que basta você borrifar o liquido no local e os câes que não gostam de jeito nenhum do cheiro desse líquido, vão evitar fazer xixi ali.




Você vai precisar de:
1 litro de álcool
30 ml de essência de citronela
2 colheres (sopa) de creme de cânfora

Como preparar o repelente de xixi de cães
1- Em uma vasilha limpa adicione o álcool e misture nele a essência de citronela.
2- Acrescente os 2 colheres do creme de cânfora e misture bem.
3- O produto não vai homogeneizar bem, pois cânfora pode não se misturar bem com o álcool, não tem importância.
4- Mexer e colocar em um frasco borrifador e borrifar nos locais em que você quer evitar que o seu cãozinho faça xixi.



Compartilhar nas redes sociais:

sábado, 19 de setembro de 2015

Como se livrar da Halitose (Mau Hálito)

Bem este é um assunto bastante complicado de se falar, porque muitas vezes a pessoa nem sabe que sofre de Mau Hálito e o pior, todo mundo sabe, mas ninguém tem coragem de falar
E muitas vezes a pessoa acaba sendo excluída, nimguém gosta de ficar perto, namorado ou namorada fica mais difícil ainda, todos comentam entre eles, fazem piadinhas sem a pessoa saber e dificilmente alguém quer ou deseja realmente ajudar esta pessoa, o que obviamente seria muito mais proveitoso. Se você conhecer alguém que sofre com este problema e não sabe, o mais apropriado se você quiser ajudar é com bastante cuidado e tato contar a ela do problema.










O que é a Halitose:

A Halitose na verdade é uma alteração no odor natural, o hálito produz neste caso um cheiro ruim que pode ser moderado ou forte, um mau hálito temporário ou permanente que pode ser sentido pelos outros pela respiração ou conversa, ou seja é um cheiro ruim das vias aéreas superiores, que pode ser provocado por doenças da boca como gengivites, cáries, falta de higiene, doenças da garganta como amidalites e faringites, outro problema que causa o mau hálito são os famosos Cáseos das Amídalas, ou seja, os alimentos acabam se acumulando em buracos nas nossas amídalas criando pelotinhas brancas que podem ser pequenas ou até maiores provocando mau cheiro, doenças do estômago e até pelo simples fato de se ficar em jejum por muito tempo pode ocasionar a Halitose neste caso temporária.
É claro também se você for um apreciador da comida com muito alho, cebola, café, fumo, entre outros alimentos, isto também vai provocar o mau hálito, então é necessário uma boa escovação nos dentes e na língua para evitar constrangimentos, mas isto também é uma halitose temporária.




O que fazer:

O primeiro passo é sempre uma boa higiene bucal e dental, ou seja, escovar bem e de forma correta os dentes e a língua. Usar o fio dental para retirar os restos de alimentos que podem ficar grudado nos dentes provocando a Halitose, você também pode procurar um dentista para orientações de como escovar os dentes corretamente. Este profissional também pode te ajudar  dando orientações de como cuidar da halitose ou lhe indicar um tratamento ou ainda pedir que procure um médico para cuidar de algo interno que está causando o mau hálito.

É claro que podem existir problemas relacionados com a saúde como falamos anteriormente a halitose pode ser causado por problemas estomacais, amidalites, faringites, então nestes casos a pessoa precisa de procurar um médico para diagnosticar e tratar o problema.


Como descobrir se você sofre de Halitose:

Bem uma maneira bem simples de se descobrir isto é perguntar para as pessoas que você confia ou para o dentista. Outros também costumam tampar as vias respiratórias como a boca e o nariz com as mãos em forma de concha e soprar para ver se sente o mau hálito. E ainda outros  Lambem o pulso e quando a saliva seca, cheiram o pulso, se estiver com um cheiro ruim, isso pode ser um sinal de mau hálito



Veja algumas dicas que podem ajudar a melhorar seu hálito:
1- Beba bastante água, a água é boa para quase tudo no nosso organismo e não é diferente na questão da Halitose, que em muitos casos aparece por falta dela ou devido à secura da boca, fato que é comprovado porque quando levantamos pela manhã há algum tempo sem beber água o nosso hálito não está tão agradável.
2 - Como já falamos anteriormente, escove os dentes de forma correta e sempre após se alimentar e não se esqueça da escovação antes de dormir e ao levantar pela manhã.
3- Também como já falamos e repetimos devido à sua importância não esqueça do fio dental para eliminar restos de comida que podem ficar entre os dentes e causar o mau hálito.
4- Também já falamos aqui que é muito importante escovar a língua, pois na língua também podem ficar restos de alimentos ou formar aquela crosta que pode vir a formar uma proliferação de bactérias que vão causar o mau hálito.
5- Também evite ficar longos períodos sem se alimentar, coma em horários regulares e mantenha uma alimentação saudável.
6- Outra dica é você comer para ajudar na limpeza dos dentes, Maças e cenouras que se ingeridos crus ajudam na limpeza dos dentes.
7- Também mascar chicletes sem açúcar vai favorecer a produção da saliva que vai deixar a boca sempre úmida e hálito fresco. 
8- Como já falamos é muito importante perguntar sobre o problema para outras pessoas e procurar ajuda de pessoas especializadas, como Dentistas e Médicos já que o problema pode ser ocasionado por um outro órgão no corpo e estes profissionais vão te ajudar no diagnostico e tratamento.
9- O café também pode ser um vilão nesta história de halitose, pois ele cria uma barreira que evita a oxigenação e ajuda as bactérias aumentarem na boca e língua, então quando tomar café é muito importante à escovação dos dentes e língua.
10- Hortelã: Você pode aplicar uma gota do óleo essencial da hortelã pimenta diretamente na língua ou fazer gargarejos algumas vezes ao dia, isso pode ajudar a evitar a halitose e refrescar o seu hálito.
11- Mirra – Use o líquido da planta para limpeza bucal para tratar da halitose.
12- Sene – Use como líquido para limpeza bucal para refrescar a respiração e combater a halitose.


Bem espero que tenham gostado e é claro que se você sofrer com esse problema de Halitose, não tenha vergonha e procure orientações de especialistas como o Dentista e Médicos, toda ajuda vai lhe proporcionar um convívio melhor com a sua família, toda a sociedade, além de muito mais segurança para conversar de pertinho com quem você quiser. Ou seja, vai lhe proporcionar uma vida mais satisfatória e agradável, com certeza uma melhor qualidade de vida!


Compartilhar nas redes sociais:

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Como fazer Desengraxante, Decapante e Fosfotizante.

O Desengraxante, Decapante e Fosfotizante, é um fosfotizante que é recomendado para a remoção de ferrugem , o produto tem ação umectante fazendo com que a camada fosfatizante deixe a peça pronta para a pintura e oleamento ou para o acabamento final.
Acaba devido as suas propriedades e fórmula que contém Ácidos, Tensoativo, emulgador e água, por remover a ferrugem evitando a ação do oxigêncio na peça evitando a sua corrosão.
O Desengraxante, Decapante e Fosfotizante pode ser utilizado para eliminar ferrugem em chapéus de aço, peças e metais ferrosos, maquinários, em Metalúrgicas, Auto-peças, Galvonoplastias, Indústria de Esquadrias, Construção civil, etc...

Para fazer 5 kg do Desengraxante, Decapante e Fosfotizante você precisará:
2,9 litros de Água
1 kg de Ácido Fosfórico 85%
250 gramas de Mono e Diester do Ácido Fosfórico do Álcool Isooctilico (Fongraphat MDIO)
250 gramas de Arkopal N-150
250 gramas de Butilglicol
350 gramas de Álcool Etílico


Técnica de preparo do Desengraxante, Decapante e Fosfotizante:
1- Adicione toda a água da fórmula em um recipiente apropriado de plástico ou aço inoxidável.
2- Sob agitação constante adicione o Ácido Fosfórico, o Fongraphat, o Arkopal, o Butilglicol e o Álcool e continue agitando até homogeneizar bem todos os componentes do desengraxante, decapante e fosfotizante.

Obs: Quando a peça possui muita oleosidade você deve romever a oleosidade utilizando um desengraxante alcalino antes de aplicar o produto. Não deve ser utilizado em peças de alumínio.




Compartilhar nas redes sociais:

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Fórmula de Creme de Camomila para o cabelo

Leitores do blog Soformulas químicas, hoje postamos um Creme de Camomila com filtro solar que promete condicionar e dar brilho aos cabelos devido possuir em sua composição o Crodalan LA, também possui colágeno e é indicado para cabelos claros, lembrando que a Camomila é há muito tempo usada para clarear cabelos claros, muitas pessoas usavam o chá de camomila para conseguir dar uma clareada nos cabelos claros, em cabelos escuros já não funciona para este fim.
Vamos à receita de Creme de Camomila com filtro solar.

Para fazer 5 kg de Creme com filtro solar e camomila você precisará de:
                                                                     1 kg de Crodabase CR-2
100 gramas de Álcool de Lanolina Acetilado (Crodalan LA)
100 gramas de Parsol MCX
3445 gramas de Água Deionizada
150 gramas de Propilenoglicol
50 gramas de Hidrogel
40 gramas de Phenonip
100 gramas de Extrato de Camomila
15 gramas de Essência de sua preferência

Técnica de preparo do creme para o cabelo


1- Adicione a Crodabase, o Álcool de Lanolina e o Parsol em uma vasilha limpa de aço inoxidável e leve ao aquecimento até atingir a temperatura de 75°C.
2- Em separado em outro recipiente adicione a Água deionizada, o Propilenoglicol, o Hidrogel e também leve ao aquecimento até 75°C, verta devagar e sob agitação esta mistura sobre a mistura anterior.
3- Agora, coloque o Phenonip e procure misturar por 10 minutos mantendo a temperatura e depois inicie o resfriamento ainda sob agitação até esfriar.
4- Depois, adicione o Extrato de camomila e a Essência sob agitação.
5- Mantenha a agitação até homogeneizar bem todas as matérias-primas do Creme de Camomila e Filtro solar para os cabelos.

Para ver uma ótima Loção clareadora de cabelos é só  Clicar aqui!



Compartilhar nas redes sociais:

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Fórmula de Banho de Cetim líquido

E ai pessoal, tudo bem? Bem algo que tem feito muito a cabeça das meninas e meninos é o "famoso Banho de Cetim". Geralmente o cosmético e encontrado em ampolas bifásicas e prometem fazer maravilhas nos seus cabelos, o produto confere maciez, brilho, fios sedosos e hidratados mesmo para quem costuma colorir os cabelos, faz alisamento e permanente.
Bem entrando nessa praia resolvemos postar aqui um banho de cetim líquido com 2 fases, uma fase óleo e outra água que é indicado para dar brilho, reparar as pontas duplas, nutrição profunda, resistência e fortalecer os fios danificados, é um tratamento cosmético por possuir em sua fórmula o Óleo de Macadâmia, D-Pantenol, Vitamina E, Silicone, Uréia entre outros componentes.

Para fazer 230 ml de banho de cetim você precisará:
60 ml de Óleo de Macadâmia
20 gramas de D-Pantenol
20 ml de Vitamina E
20 ml de Óleo de Amêndoas
60 ml de Ciclometicone DC 1401
0,2 gramas de Propil parabeno
2 ml de Trietanolamina
20 ml de Propilenoglicol
20 ml de Água deionizada
6 gramas de Uréia



Técnica para manipular o Banho de Cetim


1- Em um bequer colocar a Água deionizada e dissolver bem nela a Uréia.
2- Depois sob agitação adicionar o Óleo de Macadâmia, D-Pantenol, Vitamina E e Óleo de Amêndoas.
3- Ainda sob agitação adicionar o Ciclometicone 1401, Propil parabeno, Trietanolamina e o Propilenoglicol.
4- Misturar para homogeneizar todos os componentes do Banho de Cetim líquido.

Modo de usar: Agite o produto antes de usar para misturar as 2 fases e aplique sobre os cabelos limpos e úmidos, depois deixe secar seus cabelos de forma natural.
Validade do cosmético: Se armazenhada em condições corretas a validade é de 12 meses a partir da data de fabricação.


Compartilhar nas redes sociais:

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Como fazer Pasta de brilho transparente para alumínio

Muitos visitantes do blog soformulasquimicas tem nos perguntado como fazer pasta transparente para dar brilho em panelas, bacias, talheres, enfim todos utensílios de alumínio, então postamos uma receita caseira, é  só clicar aqui para acessar esta fórmula, mas também resolvemos abaixo postar 3 fórmulas, estas não caseiras, mas com produtos químicos para você dona-de-casa ou você que gosta de produzir para uso próprio ou para vender desenvolver e fazer uso.
Segue a primeira fórmula de pasta para dar brilho em alumínio:


Ingredientes para fazer 5 kg da pasta

3,5 litros de Água
250 gramas de Potassa cáustica escamas
1,125 kg de Ácido graxo de arroz
150 gramas de Trietanolamina


Técnica de preparo da pasta de brilho transparente:

1- Utilizando um recipiente apropriado coloque 1/2 litro de água e junte a potassa, misture ate diluir e reserve.
2- Em separado, em um recipiente que possa ser levado ao fogo, adicione 3 litros de água e o Ácido graxo de arroz, leve ao fogo até ferver e depois vá adicionando lentamente a potassa diluida que estava reservada sob agitação até endurecer, dai deixe esfriar.
3- Com a pasta já fria é hora de adicionar a trietanolamina sob agitação lenta para evitar a formação de espuma.
4- Para terminar agite até homogeneizar todas as matérias primas da pasta transparente para dar brilho em alumínio e deixe repousar por 24 horas para que ela fique transparente.




Outra fórmula para fazer 5 kg de pasta:


3,275 litros de Água
400 gramas de Potassa cáustica 50%
1,25 kg de Ácido graxo de arroz
75 gramas de Monoetanolamina

Como preparar esta receita de pasta alumínio:

1- Coloque o Ácido graxo de arroz em um recipiente que possa ser levado ao fogo e aqueça até 90°C.
2- Em separado em outro recipiente coloque a água e ferva e verta sob agitação sobre o ácido graxo que estava reservado e agite até homogeneizar bem.
3- Agora adicione sob agitação a potassa de forma lenta.
4- Adicione também devagar a Monoetanolamina sob agitação e homogenize bem.




Ainda outra Fórmula de pasta para alumínio
1,15 kg de Ácido Graxo de Soja
150 gramas de Trietanolamina
235 gramas de Potassa Cáustica
25 ml de Essência de sua escolha
Corante de sua preferência
3,65 litros de Água Potável

Técnica para preparar a pasta alumínio
1- Em um recipiente limpo de plástico, coloque 250 ml de água e junte a Potassa Cáustica e dissolva bem e reserve.
2- Agora em separado coloque 3,4 litros de Água Potável e adicione o Ácido Graxo de Soja e deixe aquecer até ferver.
3- Agora retire do fogo e adicione devagar sob agitação a Trietanolamina.
4- Continuando com a agitação lenta adicione aos poucos a Potassa diluída que estava reservada, e misture com cuidado para não fazer espuma.
5- Se desejar adicione Corante até a coloração desejada e deixe a pasta esfriar um pouco.
6- É hora de adicionar sob agitação lenta a Essência e misture devagar.
7- Pronto, agora deixe a pasta descansar por 48 horas para ganhar transparência.

Uso: Todas as 3 fórmulas são próprias para limpar e dar brilho em utensílios de alumínio, como bacias, panelas, talheres, utensílios de alumínio em geral.



Compartilhar nas redes sociais:

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Fazer produtos de limpeza para vender

Muitas das grandes Indústrias que fabricam produtos para limpeza começaram bem pequenas, do zero mesmo, alguns grandes empresários da áre...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Assine o Feed e receba Fórmulas por E-mail

Aprenda fazer cosméticos de qualidade!

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis