Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos neste curso!


sábado, 31 de outubro de 2015

Receita de Loção para Escabiose-Sarna (Benzoato de Benzila)

A loção de Benzoato de Benzila é indicada para o tratamento da sarna e piolhos, devido possuir em sua formulação exatamente o Benzoato de Benzila, é claro que este produto deve ser usado com a prescrição de um especialista ou seja um médico, a fórmula abaixo deve ser usada somente no corpo após o banho durante 3 dias e não deve ser aplicada no rosto e evitar o contato com os olhos, segue a receita de loção para escabiose (Sarna) com benzoato de benzila a 25%.

Para fazer 500ml de Loção de Benzoato de Benzila você precisará de:
125 gramas de Benzoato de Benzila
375 gramas de Loção Aniônica

Modo de preparo da loção contra escabiose


1- Em um recipiente apropriado e higienizado adicionar a Loção aniônica e misturar bem até homogeneizar o Benzoato de Benzila.
2- Envasar em embalagens de plástico leitoso ou vidro âmbar.

Armazenamento: Manter a embalagem fechada ao abrigo da luz em temperatura ambiente.

Indicações: A loção de Benzoato de  Benzila é indicada para tratar a escabiose (Sarna).

Modo de usar: Após o banho aplicar em todo o corpo durante três dias, repetir o tratamento após uma semana, não aplicar no rosto e tomar cuidado com os olhos e boca. Manter o produto longe do alcance de crianças e animais domésticos.
Não aplique este produto em ferimentos ou cortes na pele.

Uso em crianças: a loção de benzoato de benzila quando usada em crianças até 2 anos de idade deve ser diluída em uma parte do produto para três partes de água e crianças maiores diluir uma parte da loção para uma parte de água.

Aprenda também fazer esta pomada cicatrizante e antimicótica Clicando aqui!



Compartilhar nas redes sociais:

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Como fazer Creme Oil Free Acne-Espinhas

Ninguém gosta de ter no rosto as indesejadas Espinhas que aparecem muitas vezes de uma hora para outra e acabam incomodando muito. Especialmente em adolescentes que se preocupam muito com a aparência as danadas costumam aparecer e além do incômodo, costumam deixar manchas, cicatrizes e pioram bastante a nossa aparência.
Por isso, postamos abaixo um creme oil free para ajudar no cuidado com as espinhas, na sua fórmula contém o Peróxido de Benzoíla que mata as bactérias causadoras da espinha ou acne, também causa a esfoliação da pele e ajuda no rejuvenescimento, é o  secativo. Possui também o Alfa Bisabolol, Estrato Glicólico de Calêndula, Extrato Glicólico de Própolis  que são anti-inflamátorios e o Creme Oil Free que é o veículo. Bem vamos ao que realmente interessa que é a receita do creme para espinhas.

Para fazer 120 gramas de Creme contra espinhas você precisará de:
4,8 gramas de Peróxido de Benzoila 4%
1,2 gramas de Alfa Bisabolol 1%
3,6 gramas de Extrato Glicólico de Calêndula 3%
2,4 gramas de Extrato Glicólico de Própolis 2%
108 gramas de Creme Oil Free  (Gel de Hostacerim) 
Quantidade suficiente de Álcool 96

Técnica de preparo do Creme Oil Free para espinhas


1- Em um recipiente limpo e apropriado adicionar o Peróxido de Benzoila 4% e usar uma quantidade minima de Álcool 96 para dissolver o Peróxido de Benzoila 4%.
2- Adicionar o Creme Oil Free e homogeneizar bem.
3- Agora, adicionar o  Extrato Glicólico de Calêndula 3%, o Extrato Glicólico de Própolis, o Alfa Bisabolol e misturar bem até homogeneizar todos os componentes do creme oil free contra espinhas.

Armaznenamento: Manter o creme em embalagens tampadas em local arejado e ao abrigo da luz.

Indicações e Uso: Creme para aplicar sobre as espinhas, não aplique na área dos olhos.


Compartilhar nas redes sociais:

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Fórmula de líquido para dar Brilho em cabelos

Bem se você quiser deixar seus cabelos com aquele brilho, evitar pontas duplas, hidratar, fortalecer e proteger do sol, então essa fórmula de brilho para cabelos é ideal pois contém em sua formulação a Vitamina E que é antioxidante, o Filtro solar que protege contra o sol, o Ciclometicone DC1401 é um silicone que age condicionando os cabelos desembaraçando e também proporciona um cabelo sedoso, macio e com brilho, já o Ciclometicone DC344 é um doador de brilho e lubrificante.

Para fazer 400 ml de brilho para cabelos você precisará de:
10 ml de Vitamina E
10 gramas de Filtro Solar
40 ml de Ciclometicone DC 1401
330 ml de Ciclometicone DC 344
10 ml de Essência para cabelos

Técnica de preparo do cosmético

1- Em um recipiente limpo e apropriado adicione a Vitamina E, o Filtro Solar, o Ciclometicone DC 1401 e o Ciclometicone DC344, homogenize bem.
2- Em seguida adicione a Essência escolhida até homogeneizar.
3- Envase e Identifique com o nome Brilho líquido para cabelos e coloque a data de fabricação e a data de validade que é de 12 meses desde que mantido em condições de armazenagem adequadas.

Modo de usar: Lavar os cabelos com shampoo e aplicar o brilho para cabelos com os cabelos ainda úmidos.
Compartilhar nas redes sociais:

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Como fazer Pomada para assaduras

Olá amigos visitantes, tudo bem com vocês? Quem nunca ouviu falar de pomada contra assaduras. Hoje nós vamos postar aqui uma pomada que muitas vezes é ensinada nas aulas de farmacotécnica em escolas de ensino técnico em farmácia, uma pomada também bastante eficaz para assaduras. Na composição desta pomada para assaduras contém a Vitamina A que é um restaurador de tecidos, a Vitamina D é Cicatrizante, a Glicerina é umectante, o Óxido de Zinco é secativo e antisséptico e a Pomada Peg é o veículo, então vamos ao que interessa, ou seja, a receita da pomada contra assaduras.

Para fazer 60 gramas de Pomada para assadura você precisará de:
1 grama de Vitamina A Oleosa
0,002 gramas de Vitamina D (40.000.000UI/g)
6 ml de Glicerina
9 gramas de Óxido de Zinco
43,8 gramas de Pomada Peg

Como preparar a pomada para assaduras


1- Em um Gral adicionar a Vitamina D, a Glicerina, o Óxido de Zinco e homogeneizar bem.
2- Em seguida adicionar a Pomada Peg e homogeneizar novamente.
3- Por último adicionar a Vitamina A e homogeneizar bem.
4- Envasar e rotular com o nome e a data de fabricação.

Indicações: A pomada para assaduras como o próprio nome diz é indicada para assaduras, brotoejas e eczemas. 

Uso e advertências: Uso tópico, não ingerir e não aplicar na região dos olhos. Aplicar uma fina camada na região afetada.



Compartilhar nas redes sociais:

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Como fazer repelente liquido para insetos

Agora nessa época de calor intenso do nosso País os insetos se multiplicam e geralmente acontecem as epidemias como no caso da Dengue.
Realmente é necessário tomarmos todo o cuidado para afugentarmos mosquitos e pernilongos do nosso lar, para isso podemos comprar um repelente e borrifar na nossa casa, nos cantinhos escondidos, embaixo da cama, atrás dos móveis. Mas também é muito importante aplicarmos um repelente corporal para evitar picadas de insetos que podem causar doenças.
Podemos também comprar ou quem sabe fazer na nossa própria casa o repelente corporal, abaixo postei uma receita de repelente líquido caseiro para você aplicar no corpo.

Para fazer 450 ml do repelente liquido corporal você precisará:
100 ml de Água
1 grama de Benzoato de Sódio
300 ml de Àlcool Etílico 96
25 gramas de Cânfora em pó
20 ml de Essência Citronela 



Técnica de preparo do repelente para insetos em liquido

1- Em um recipiente limpo adicione a Água e dissolva bem nela o Benzoato de Sódio, misture bem até dissolver completamente o Benzoato de Sódio. (reserve).
2- Em outro recipiente limpo adicione o Álcool Etílico 96 e dissolva bem nele a Cânfora, misture bem até dissolver completamente a Cânfora e depois verta sobre a mistura da àgua com benzoato de sódio que estava reservada, misture bem para homogeneizar.
3- Agora adicione a Essência de Citronela e misture para homogeneizar todos os componentes do Repelente liquido para insetos.
4- Envasar em frascos tipo spray e borrifar no corpo para repeler mosquitos, borrachudos e pernilongos.

Se você quiser fazer um repelente para aplicar nos ambientes da casa: Clique aqui!

Compartilhar nas redes sociais:

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Como fazer Gel de Carbopol

Olá pessoal visitantes e amigos do nosso blog, há pouco postamos a fórmula do Gel de Natrosol e agora vamos postar o Gel de Carbopol. Este gel é também um gel base para incorporação de ativos quimicamente compatíveis. Na composição do gel de carbopol utilizamos Carbopol que é o espessante, ou seja, é o formador do gel, também contém o Nipagim e o Nipazol que são conservantes, o Propilenoglicol é solubilizante, a Água destilda é o veículo e o Hidróxido de sódio ou a Trietanolamina são para acertar o pH.
Bem vamos à receita de Gel de Carbopol:

Para fazer 200 gramas de Gel de Carbopol você vai precisar de:
4 gramas de Carbopol
0,6 gramas de Nipagim
0,2 gramas de Nipazol
8 gramas de Propilenoglicol
187,2 ml de Água destilada
Quantidade suficiente de Hidróxido de sódio 50% liquido ou Trietanolamina

Técnica de manipulação do gel de carbopol


1- Em um béquer de vidro adicionar o Nipagim, o Nipazol e o Propilenoglicol e levamos ao aquecimento até solubilizar a mistura.
2- Em outro béquer de vidro adicionamos a Água destilada e aos poucos adicionamos o Carbopol e vertemos a mistura anterior que estava reservada sobre essa mistura de carbopol.
3- Mantemos a agitação até esfriar e o Carbopol estiver totalmente sem grumos.
4- Com uma fita de medir pH verificamos o pH que deverá ser corrigido para 6,5, para isso adicionamos bem devagar uma gotinha de cada vez do Hidróxido de sódio ou da Trietanolamina até atingir o pH desejado.
5- Embalar em frascos plásticos de boca larga.

Armazenamento: Armazenar em temperatura ambiente em local fresco e arejado.

Uso e advertências: Uso externo como gel base para incorporação de ativos compatíveis, não ingerir e evitar contato com os olhos.


Para aprender fazer Pinho Gel Clique aqui!



Compartilhar nas redes sociais:

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Como fazer Gel de Natrosol

Esta receita de Gel de Natrosol eu aprendi quando fiz o curso Técnico de Farmácia, é uma fórmula simples mas muito útil para a preparação de muitas outras receitas e fórmulas quimicamente compatíveis. o Gel de Natrosol contém em sua fórmula o EDTA que é o antioxidante, o Natrosol que é o Formador do Gel, a Água destilada é o Veículo, o Nipagim e o Nipazol são os conservantes, o Propilenoglicol é o Solubilizante

Para preparar 100 gramas de Gel de Natrosol você vai precisar de:

Fase A
0,1 gramas de EDTA
2 gramas de Natrosol
94,75 gramas de Água Destilada

Fase B
0,1 gramas de Nipagim
0,05 gramas de Nipazol
3 gramas de Propilenoglicol

Técnica de preparo do Gel de Natrosol


Fase A
1- Em um béquer de vidro adicionar a Água destilada, o EDTA e o Natrosol, aquecer até 60°C, até total solubilização.

Fase B
2- Separadamente da fase A, em um béquer de vidro adicionar o Propilenoglicol, o Nipagim e o Nipazol, aquecer até 60°, até total solubilização e verter a Fase A na Fase B.     
3- Mexer até esfriar.    
4- Envasar em frascos plásticos de boca larga.

Armazenamento
- Armazenar o gel de natrosol em temperatura ambiente, em local fresco e arejado.

Uso: O gel de natrosol é para uso externo, não devemos ingerir e deve-se evitar contato com os olhos.

Indicações: O gel de natrosol é um gel base, ou seja, é um veículo que deve ser usado para a incorporação de ativos quimicamente compatíveis.

Obs: Quando preparamos no laboratório adicionamos 4 gotas de corante azul e adicionamos 10 gotas de essência. Também adicionamos para o gel obter um efeito calmante 3 gramas de Calêndula.






Compartilhar nas redes sociais:

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Como fazer Condicionador para cabelos ressecados

Bem hoje vamos ensinar como fazer um condicionador para cabelos ressecados bem simples e um produto muito bom, o Álcool Ceto Estearilíco da fórmula é o Emulsionante, ou seja, forma o Condicionador,o Cloreto de Cetil Trimetil Amôneo é o Antiestático, ou seja, tira o arrepio dos cabelos, o Nipazol é o Conservante, o Butil Hidroxi Tolueno (BHT) é o Anti-oxidante, a Glicerina é a Doadora de brilho e Hidratante, o Nipagim é conservante, a Água Destilada é o veiculo, o Óleo de Silicone é Hidratante, o Óleo de Vitamina E é Hidrante e Anti-oxidante, a Solução de Ácido Cítrico é o Corretor de pH e a Essência é para dar aquele cheirinho agradável.

Vamos então à Fórmula do Condicionador para cabelos ressecados:

Para fazer 500 gramas de Condicionador para cabelos ressecados você vai precisar de:

Fase A
25 gramas de Álcool Ceto Estearilíco
10 gramas de Cloreto de Cetil Trimetil Amôneo
0,5 gramas de Nipazol
0,25 gramas de Butil Hidroxi Tolueno (BHT)

Fase B
10 gramas de Glicerina
10 gramas de Nipagim
424,25 gramas de Água Destilada

Fase C
5 gramas de Óleo de Silicone
5 gramas de Óleo de Vitamina E

Fase D
Quantidade suficiente de Solução de Ácido Cítrico
Quantidade suficiente de Essência para condicionador de sua escolha

Técnica de preparo do Condicionador para cabelos ressecados

Preparo da Fase A

1- Em um recipiente limpo adicionar o Álcool Ceto Estearilíco, o Cloreto de Cetil Trimetil Amôneo, o Nipazol e o Butil Hidroxi Tolueno (BHT), homogeneizar.

Preparo da Fase B
2- Em outro recipiente limpo adicionar a Glicerina, o Nipagim e a de Água Destilada, homogeneizar.
3- Aquecer separadamente a Fase A e a Fase B até a temperatura de 85°C, depois verter sob agitação a Fase B na Fase A e manter a agitação até a temperatura abaixar para 40°C.
4- Adicinar sob agitação o Óleo de Silicone e o Óleo de Vitamina E e homogeneizar.
5- Adicionar sob agitação a Essência escolhida até conseguir o perfume desejado e homogeneizar.
6- Agora utilizando uma fita de medir pH, verifique o pH do condicionador e corrija o pH adicionando bem devagar a solução de Ácido Cítrico até atingir o pH de 4,0, quando atingir esse pH pare de adicionar o ácido cítrico.
7- Por último agite bem para homogeneizar todas as matérias primas do Condicionador para cabelos ressecados.
8- Embale em embalagens apropriadas e rotule com o nome do produto e a data de fabricação.

Para aprender fazer um condicionador para cabelos étnicos Clique aqui!


Compartilhar nas redes sociais:

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Fazer produtos de limpeza para vender

Muitas das grandes Indústrias que fabricam produtos para limpeza começaram bem pequenas, do zero mesmo, alguns grandes empresários da áre...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Assine o Feed e receba Fórmulas por E-mail

Aprenda fazer cosméticos de qualidade!

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis