Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos capilares neste curso!


sábado, 14 de janeiro de 2017

Como fazer Solução de Ácido Cítrico 30%

Olá pessoal bom dia! Em muitas de nossas formulações é necessário a correção do pH, e para isso existem muitas matérias primas corretoras ou para tornar a solução mais alcalina ou mais ácida.

E em muitas receitas aqui do blog é necessária tornar a solução mais ácida e é recomendada muitas vezes a adição aos poucos de Ácido Cítrico e em muitas fórmulas é pedido para adicionar uma solução de ácido cítrico.

E ai é que está a dificuldade de muitos visitantes do blog, como dissolver ou como fazer esta solução de ácido cítrico, muitas vezes é feita uma solução de Ácido cítrico a 10%, 20%, 30% ou até mais.

Hoje, vamos deixar o modo de manipular uma solução de ácido cítrico a 30%, que é uma das diluições mais utilizadas.


Ingredientes para fazer 200 ml da solução de ácido cítrico 30%:
  • 140 ml de Água deionizada
  • 60 gramas de Ácido Cítrico

Como preparar esta solução:

  • Em um béquer limpo e seco, adicione a Água deionizada e misture bem nela o Ácido cítrico, misture até dissolver completamente o ácido cítrico.
  • Envase em frasco bem vedado.
  • Identifique a embalagem e coloque a data de fabricação.
  • Armazene em temperatura ambiente e longe do alcance de crianças e animais.

Modo de usar a solução de ácido cítrico para corrigir o pH de uma formulação:

Veja como corrigir o pH de um produto.

  • Primeiramente o produto que você quer acertar o pH deve estar bem homogenizado, agite bem o produto para que isto ocorra.
  • Retire em um béquer limpo e seco uma quantidade do produto que quer corrigir o pH.
  • Mergulhe no béquer uma fita indicadora de pH.
  • Observe que a fita vai adquirir uma coloração diferente, essa fita você deve comparar com as cores indicativas de pH que vem na embalagem da fita indicadora.
  • Coloque bem próximo da embalagem e veja as cores que mais se aproximam, esta cor vai indicar o pH que está o seu produto.
  • Para corrigir o pH do seu produto para baixo, ou acidificar o pH, tornar mais ácido, você deve ir adicionando sob agitação e bem aos  poucos ao produto a solução de ácido cítrico, comece adicionando só algumas gotas e verifique novamente o pH.
  • Cada vez que adicionar um pouquinho desta solução ao produto, você deve homogenizar o produto, retirar novamente um pouco do produto em um béquer limpo e conferir novamente o pH.
  • Quando conseguir corrigir o pH para o pH ideal, pare de adicionar a solução ao produto e homogenize novamente o produto.

Muito bem, essa é só uma pequena ajuda para a correção do pH para baixar o pH do seu produto. Em outras oportunidades vamos mostrar como aumentar o pH do seu produto.

Espero que tenham gostado e se tiver alguma dúvida ou sugestão, é só deixar abaixo da postagem o seu comentário, um grande abraço a todos.

Quer saber a importância do pH em sua formulação? Clique aqui!


Compartilhar nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico,  para quem conhece o Guia de cosméticos capilares essa fórmula é a mais nova atualiza...

Arquivo do blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis

Parceiros

A águia do conhecimento, clique e veja Infornatus