Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos capilares neste curso!


sábado, 31 de maio de 2014

A importância do pH nas formulações

Poque é preciso controlar o pH nas fórmulas?
O pH  se não estiver dentro dos limites e fora da faixa estabelecida para determinada formulação pode causar danos ao produto, como perca da estabilidade, mudança na tonalidade, turvação e causar irritações na pele, queimaduras e alergias.
O pH pode ser Ácido, Neutro ou Alcalino.

pH menor que 7 indica um meio ácido. 
pH maior que 7 indica um meio básico. 
pH igual a 7 indica um meio neutro
pH igual a 2 indica um ácido forte. 
pH igual a 13 indica uma base forte. 
pH igual a 6 indica um ácido fraco. 
pH igual a 8 indica uma base fraca. 


Por esses fatores, quado se produz determinada formulação é muito importante verificar o pH e se necessário corrigir o pH para que fique dentro dos padrões estabelecidos para aquela formulação.
Quando o pH estiver ácido acima do estabelecido, então vamos corrigir usando um corretor de pH alcalino e se o pH estiver alcalino acimo do estabelecido, então vamos corrigir usando um corretor de pH ácido.
Para verificar o pH, precisamos de um aparelho medidor chamado phmetro ou comprar uma fita medidora de pH.
O aparelho phmetro vai mostrar o pH no visor do aparelho.


Já as fitas medidoras, você deve coletar uma amostra do produto e colocar em um becker, mergulhar uma fita medidora dentro do becker e dai verificar a cor da fita molhada no produto com a cor da escala apresentada na embalagem da fita medidora, a cor similar das dois vai representar o pH da formulação.


- Você pode usar para acertar um pH alcalino por exemplo o Ácido Cítrico diluído em um pouco de água e adicionar aos poucos ao produto até atingir o pH indicado.
- Também você pode usar o AMP 95 (Amino Metil Propanol) pode ser utilizado como Neutralizante para corrigir um pH ácido demais, especialmente na formação de géis.
- O Hidróxido de Sódio e a Trietanolamina também podem ser usados como neutralizante para corrigir um pH que está ácido.

Compartilhar nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico,  para quem conhece o Guia de cosméticos capilares essa fórmula é a mais nova atualiza...

Arquivo do blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis

Parceiros

A águia do conhecimento, clique e veja Infornatus